segunda-feira, 29 de novembro de 2010

OVERVIEW SOBRE INCO 2010

Para qualquer modalidade de transporte (inclusive multimodal)

EXW - Ex Works (na origem, local de entrega designado)
Os bens são entregues no domicílio do vendedor (origem), sem desembaraço para exportação e sem carregamento no veículo coletor. Ao contrário do DDP, é a menor responsabilidade para o vendedor. Tem apenas um ponto crítico para transferência de riscos e custos. At.: Restrição para exportação brasileira.

FCA Free Carrier (livre no transportador, local de entrega designado)
Os bens são entregues ao transportador nomeado pelo comprador, no local convencionado, desembaraçados para exportação. Se o local de entrega é o domicílio do vendedor, este é responsável pelo carregamento. Se em outro local, o vendedor não responde pelo descarregamento. Tem apenas um ponto crítico para transferência de riscos e custos.

CPT Carriage Paid To (transporte pago até ... local de destino designado)
Os bens são entregues desembaraçados para exportação ao transportador em um local combinado, com transporte contratado e pago pelo vendedor até um local de destino combinado entre as partes. Tem um ponto crítico para transferência de riscos e outro para transferência de custos. Esta é uma característica dos termos “C”.

CIP Carriage and Insurance Paid (transporte e seguro pago até ... local de destino designado)
Os bens são entregues desembaraçados para exportação ao transportador em um local combinado com transporte e seguro contratados e pagos pelo vendedor até um local de destino combinado entre as partes. Tem um ponto crítico para transferência de riscos e outro para transferência de custos. Esta é uma característica dos termos “C”.

DAT Delivered At Terminal (entregue no terminal no porto ou local de destino designado)
s bens são entregues descarregados no terminal do porto ou local de destino designado, por conta e risco do vendedor. Este termo substitui o DEQ. O vendedor, todavia, não responde pelo desembaraço e nem pelo pagamento dos direitos aduaneiros de importação. Custos e riscos para o vendedor até e inclusive o descarregamento do veículo transportador. Terminal inclui qualquer local, coberto ou não, tais como um cais, um armazém, um terminal de container, um terminal aéreo ou rodoviário. Tem apenas um ponto crítico para riscos e custos, que é o local de destino designado.

DAP Delivered At Place (entregue no local de destino designado)
Os bens são entregues ao comprador no veículo transportador no destino convencionado, prontos para o descarregamento. O vendedor deve suportar todos os riscos e custos para levar os bens até aquele lugar, mas não é responsável pelo desembaraço e nem
pelo pagamento dos direitos de importação. Tem apenas um ponto crítico para riscos e custos, que é o local de destino. Este termo substitui o DAF, DES e DDU.

DDP Delivered Duty Paid (entregue no destino designado, com direitos pagos)
O vendedor entrega os bens no destino designado e, à exceção do descarregamento final, suporta todos os custos e riscos até aquele local, inclusive os relativos ao desembaraço e pagamento dos direitos de importação. Tem apenas um ponto crítico para riscos e custos, que é o local de destino designado. Ao contrário do EXW, trata-se da maior responsabilidade para o vendedor. At.: Restrição para importação brasileira

Transporte por água (marítimo e águas internas)

FAS Free Alongside Ship (livre no costado do navio, porto de embarque designado)
Os bens são entregues ao longo do costado do navio (no cais ou num barcaça) nomeado pelo comprador, no porto de embarque designado, significando que riscos e custos transferem-se do vendedor para o comprador no mesmo local. Tem apenas um ponto crítico para riscos e custos.

FOB Free On Board (livre a bordo, porto de embarque designado)
Os bens são entregues, desembaraçados para exportação, EFETIVAMENTE a bordo do navio nomeado pelo comprador, no porto de embarque designado. Significa que riscos e custos transferem-se do vendedor para o comprador no mesmo local. Tem apenas um ponto crítico para riscos e custos.

CFR Cost and Freight (custo e frete, porto de destino designado)
Os bens são entregues, desembaraçados para exportação, EFETIVAMENTE a bordo do navio. O vendedor deve contratar e pagar o frete e custos necessários para levar os bens até o porto de destino combinado. O local de entrega é diferente do local de destino designado, significando que riscos e custos transferem-se do vendedor para o comprador no em locais diferentes.

CIF Cost, Insurance and Freight (custo, seguro e frete, porto de destino designado)
Os bens são entregues, desembaraçados para exportação, EFETIVAMENTE a bordo do navio. O vendedor deve contratar e pagar o frete e custos necessários para levar os bens até o porto de destino combinado. O vendedor também deve contratar e pagar a cobertura de seguro contra o risco do comprador de perda ou dano aos bens durante o transporte. O local de entrega é diferente do local de destino designado, significando que riscos e custos transferem-se do vendedor para o comprador em locais diferentes.

ANGELO L. LUNARDI
Assessoria – Consultoria – Cursos - Palestras
E-mail: lunardi.lunardi@hotmail.com
Tel. 11-8265-5665

Nenhum comentário:

Postar um comentário